segunda-feira, 28 de maio de 2012

Yogur cake


6 Eggs

1 Pineapple Yogurt (aroma)

3 Measures of flour

3 Measures of sugar

2 coffeespoons of baking powder

½ Measured of Oil

Utilize o copo do Yogurt como medida de referência para os ingredientes indicados.


preparação:

1.    Comece por bater muito bem as gems com 2 medidas de sugar.

2.     De seguida junte o oil, a flour, o baking powder e o Yogurt e continue a bater. Por fim junte as claras que foram previamente batidas em castelo com uma medida de sugar.

2. Deite a massa numa forma bem untada (com margarine e flour) e leve ao forno quente. Mantenha o cake a cozer numa temperatura de cerca de 180/190 graus.

Receita traduzida por: Fátima e Carolita


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Peça de Teatro “Uma questão de energia”



No dia 20 de Abril, pelas 21 horas, no Ginásio pequeno da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo a Turma L representou uma peça de Teatro com o tema “Reciclar”
A interpretação foi feita com muita convicção ealegria, tentando dar o nosso melhor.
No final da peça houve o desfile, Ecofashion.Muitas turmas da escola tinham criado os seus próprios fatos de material reciclado e assim fizemos uma passagem de modelos.
Foi bastante divertido, e ao mesmo tempo muito enriquecedor.
Estas actividades, tornam-se importantes para alunos e professores, na medida em que nos permitem um intercâmbio de conhecimentos.Através desses conhecimentos e prestações que julgamos menos boas,surgem as críticas e observações, no sentido de tornar a actividade seguinte melhor.
Tudo isto só foi possível, com a entreajuda de todos, aqui ficam os nossos agradecimentos a todos os professores que nos apoiaram para que todo este processo tivesse um final feliz.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Debate do Livro a Pérola


No dia 11 de abril a nossa turma participou num debate com o grupo de leitura da Universidade Sénior de Almada sobre o livro “A Pérola”
O encontro foi organizado conjuntamente pela professora Domitila Cardoso e pela professora Dina Ferreira que também dirigiu o debate.
Foram focados pontos muito importantes, tais como, os valores familiares, a avareza e a felicidade, que são temas queo livro retrata.
Esta história tem como principal objectivo passar a mensagem de que a ambição desmedida faz com que o homem deixe de pensar nos outros como seres iguais,esquecendo-se que não existem pessoas supriores ou inferiores só pelo facto de terem melhores condições económicas.
Gostei muito de ouvir as opiniões da professora Edite Prada e do debate em geral.
Penso que é debatendo situações como esta que levará as pessoas a não se esquecerem de serem mais humanas, unidas e a respeitarem o seu próximo.

Fátima Frade

terça-feira, 17 de abril de 2012

Sessão de Primeiros Socorros



No dia 21 de março, no auditório da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, foi realizada uma sessão teórico-prática sobre “Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida” dinamizada pelo bombeiro e formador Pedro Bacelar, com a ajuda do seu colega Igor.
Nem de propósito houve o desmaio de uma colega, à qual foram de imediato prestados os primeiros socorros pelos formadores acima referidos, o que nos permitiu assimilar com mais interesse a formação em causa.
Os temas abordados e a sua apresentação foram bastante interessantes.
O elevado número de participantes na atividade mostrou que é importante continuar-se a apostar na sensibilização e formação nesta área.


Fátima Frade 

segunda-feira, 5 de março de 2012

A ultima sessão de Aprender com Autonomia

Vontade - Capacidade de tomar uma decisão; poder de agir livremente
Conhecimento - domínio teórico e/ou prático de determinada área
Liberdade - Condição de uma pessoa poder agir livremente da sua vontade (decisão livre).
Independência; é a desassociação de um ser em relação a outro, do qual dependia ou era por ele dominado.
Controlo - Ter controlo de sim mesmo
Capacidade de decisão - É o conjunto de premissas que determinam como uma decisão deve ser tomada e não como a decisão é tomada
Autonomia emocional - ausência da necessidade constante de segurança, afecto ou aprovação, emancipação em relação aos pais, redução da dependência em relação aos pares, modificação das relações Independência
Autonomia física - É a faculdade de decidir sem depender de outras pessoas, tais como: membros da   família ou profissionais especializados.

Folheto sobre obesidade


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Reflexão do que aprendi ao longo deste percurso

Tem sido uma experiência gratificante tanto a nível pessoal, profissional e formativo. Sinto um grande enriquecimento e satisfação pessoal, todas as aprendizagens serão muito úteis no futuro.
Em todas as áreas relembrei e aprofundei conhecimentose desenvolvi competências. A nível profissional, vêm abrir novos horizontes, a nível formativo, nunca é tarde para se aprenderem coisas novas.
Abordando um pouco mais a área de TIC.
Não desconhecendo por completo esta área tenho aprendido bastantes coisas que me têm servido de mais-valia em muitos trabalhos.Sabemos que hoje em dia esta área é uma ferramenta fundamental, gostaria de aprofundar um pouco mais o Excel.
Passo a citar alguns dos programas e ferramentas online com os quais realizei trabalhos diversificados:
·         Processador de texto Word (p. ex.criar um currículo, …)
·         Apresentações em PowerPoint(p. ex.sobre os temas Almada, Alimentação, …)
·         Microsoft Publisher(p. ex.criar um folheto e um postal)
·         Programa Photostory(sobre o tema Distúrbios Alimentares)
·         Blogue no Blogger (criar um pessoal e colocar os meus trabalhos no blogue pessoal e no blogue da turma)
·         Trabalhar do Dipity (criar um friso cronológico sobre o tema Almada)
·         Trabalhar em Excel (p. ex. trabalho de estatística com base nos resultados do questionário sobre Utilização de redes sociais)
Poderia enumerar muitas outras, mas vou ficar por aqui.
Fazendo um balanço final de todas as áreas,este é muito positivo.Fiz progressos a nível da escrita e da oralidade;do relacionamento interpessoal e da reflexão crítica.Houve um enriquecimento a nível geral, por isso considero que sou melhor cidadã e com mais conhecimentos nas várias áreas do saber e do ser.Sinto-me mais realizada e mais feliz, comigo mesma.


Fátima Frade                                                                           16 de Janeiro 2012